À medida que o marketing digital se estende por várias plataformas, acompanhamos o rápido crescimento da mídia Out Of Home, uma das principais tendências e apostas para 2024.
A inteligência por trás desse formato de publicidade está em sua capacidade de atrair a atenção de consumidores em movimento. Por exemplo, os monitores nos elevadores, comerciais ou residenciais, as telas próximas aos caixas de farmácias, supermercados etc. Essas mídias exteriores têm potencial para promover produtos relacionados à saúde, bem-estar, beleza, qualidade de vida e muito mais.
O grande benefício desse tipo de mídia é a segmentação, permitindo abordar diferentes públicos de acordo com os objetivos da campanha. Apesar de incorporar táticas tradicionais, como outdoors e relógios de rua, ela se revitalizou na era digital através da tecnologia das telas. Muito mais ágil e dinâmico.
Os avanços na mídia digital se infiltraram em todos os lugares, com displays dominando shoppings, aeroportos, metrôs e avenidas. Isso abriu novas e poderosas oportunidades para a mídia Out Of Home, agora mais integrada à tecnologia em suas campanhas, prometendo um futuro promissor para o marketing.
Para falar sobre o cenário da mídia OOH, o site propmark, em setembro de 2023, ouviu executivos de algumas das principais empresas do setor para entender as percepções deles sobre o atual momento da categoria.
“O OOH está sempre ativo, não tem que ser buscado com um controle remoto ou um smartphone. Ele está presente nos mais diferentes e relevantes locais, fazendo parte integrante do ambiente urbano – aeroportos, parques, terminais rodoviários, espaços de trabalho, shoppings, estações de metrô, rodovias etc. Paralelamente, a evolução do Digital Out of Home deixou nosso meio mais interativo, informativo, impactante e envolvente, capturando ainda mais a atenção do público”, afirmou Leonardo Chebly, CEO da NEOOH.
Outro ponto destacado por Felipe Davis, CEO da OOH Brasil, para explicar o alto impacto da mídia é um dado, também da Kantar Ibope Media, que mostra que as pessoas passam mais de sete horas em meios de transporte, o que facilita a absorção do OOH. “Por mais que ocupem esse período lendo um livro ou usando o celular, é quase inevitável que sejam impactados pelo Out of Home. Além disso, o OOH busca diariamente a inovação aliada a grandes formatos para potencializar seu impacto – o que gera muitas oportunidades de conexão com outros meios”, ressaltou o executivo.
Já para Marcelo Pacheco, CSO da Eletromidia, o motivo do sucesso da categoria é mais simples, já que o OOH faz parte do dia das pessoas.
“O OOH é a mídia que faz parte do dia a dia das pessoas, por isso tem uma importante relevância para as marcas alcançarem sua audiência nos trajetos fora de casa. A capacidade do OOH de informar e interagir com o consumidor onde quer que esteja faz com que novos formatos e a necessidade de planejamento por parte das empresas seja constante, transformando o meio em uma estratégia importante para alcançar o consumidor de uma forma mais efetiva e eficaz, com a construção de campanhas de comunicação verdadeiras, empáticas e assertivas”, explicou.
Com criatividade e planejamento, a mídia externa assume uma altíssima expectativa das grandes marcas e também de uma boa parte dos consumidores uma vez que eles já se acostumaram, de certa forma, a acompanhar esse tipo de publicidade.
Vamos acompanhar as transformações e fazer a diferença?