Instagram anuncia taxas de compartilhamento de postagens como um dos principais drivers de alcance
Está buscando maneiras de aumentar sua presença no Instagram? Que tal aproveitar esse artigo e ficar por dentro de uma novidade que acabou de sair do forno?!
Durante a sessão de perguntas e respostas mais recente no Instagram, Adam Mosseri, o líder do Instagram, respondeu a uma consulta sobre como aumentar o alcance na plataforma e os principais fatores que o algoritmo considera atualmente. Ele explicou:
“Os fatores mais significativos além do tempo de visualização ou das curtidas e comentários são as taxas de compartilhamento. Na minha opinião, a taxa de compartilhamento é mais crucial do que o número absoluto. Isso inclui quantos compartilhamentos por visualização, curtidas por visualização e comentários por visualização. Mas, na minha experiência, os compartilhamentos por visualização têm uma correlação mais forte com o alcance geral, pois tentamos facilitar para as pessoas descobrirem conteúdos que desejam compartilhar com amigos, tornando os compartilhamentos um excelente indicativo desse tipo de conexão e criatividade.”
Parece que a propensão de uma postagem ser compartilhada é atualmente o principal foco do algoritmo do Instagram, e não apenas o tempo de visualização ou outros tipos de engajamento.
Antigamente, as plataformas sociais davam prioridade a curtidas e comentários, mas com a mudança para conteúdos em vídeo e a busca por fornecer entretenimento, principalmente através de clipes curtos, o tempo de visualização tornou-se um fator mais relevante. Afinal, mesmo que você não comente todos os clipes de séries antigas que surgem no seu feed do Instagram, você provavelmente vai assistir.
Essa é a grande mudança no ambiente das mídias sociais atualmente, migrando do engajamento direto, que está em declínio, para quanto tempo eles conseguem manter você assistindo aos clipes de vídeo.
Esse é o motor principal de crescimento no Facebook e no Instagram, embora Mosseri enfatize que o que eles priorizam é a taxa de compartilhamento, mais do que o tempo de visualização.
Não é apenas o quanto você assiste, mas sim a probabilidade de você compartilhar um clipe que amplifica ainda mais o seu alcance.
O que faz sentido, mas ainda penso que, de maneira geral, as taxas de compartilhamento seriam baixas em comparação com o tempo total de visualização, considerando que as pessoas assistem a mais vídeos do que os compartilham.
Mas se é provável que você aperte o botão de compartilhar, isso também faz sentido como um forte sinal para o algoritmo.
Provavelmente, os principais fatores considerados pelo algoritmo agora estão classificados nesta ordem:
- Taxas de compartilhamento
- Tempo de visualização
- Taxas de comentários
- Curtidas
Os dois últimos podem variar, mas o ponto principal é que menos pessoas estão postando e comentando, e, por isso, a Meta precisa se concentrar em outros elementos para maximizar o engajamento.
Então, como você pode gerar mais compartilhamentos do seu conteúdo?
Foque no entretenimento e no que motiva as pessoas a quererem mostrar aquele clipe ou postagem para outros.
Fonte: https://www.socialmediatoday.com/news/instagram-chief-post-share-rates-key-driver-reach/716540/