Inovações em Marketing para ir além da IA

Inovações em Marketing para ir além da IA

maio 29, 2023

Inovações em Marketing para ir além da IA

A essa altura, você já deve estar mais do que convencido de que até o marketing passou por muitas mudanças, inclusive tecnológicas. Porém, muita gente pode se desanimar pensando que, para isso, a Inteligência Artificial é a última saída. Calma, não é bem assim!

O marketing tem evoluído junto com a sociedade e, desse modo, uma nova forma de pensar comunicação também surgiu. Portanto, cabe a nós entender essas mudanças e encontrar os melhores jeitos de fazer inovação em marketing.

A evolução do Marketing

Quando se fala em história e desenvolvimento do marketing, um dos maiores nomes a ser citado é Philip Kotler, conhecido como Pai do Marketing. Ele escreveu livros explicando sua teoria sobre a evolução do marketing até chegar ao Marketing 5.0, que vivemos hoje.

Segundo Kotler, nessa fase, a tecnologia participa de todos os processos. Mesmo assim, são esses avanços que devem servir à nossa qualidade de vida e não o contrário. O livro sobre o assunto foi publicado em 2021 e, portanto, traz uma visão baseada nas mudanças causadas pela pandemia.

Vale lembrar que, devido ao coronavírus, muitos negócios precisaram se reinventar e encontrar uma nova comunicação para não fechar as portas. Nesse cenário, a tecnologia se mostrou mais importante do que nunca, e nem tudo vai voltar a ser como era antes. Ou seja, a hiperconectividade veio para ficar e precisamos nos adaptar a ela.

Antes disso, as melhores agências de comunicação estavam lidando com o Marketing 4.0, em que a comunicação está começando a transitar para o meio digital e aprendendo a lidar com essa nova fase de mídias online e redes sociais.

Conheça as formas de inovar em marketing (e sem depender de IA)

Dito tudo isso, o grande problema é que as pessoas pensam que o Marketing 5.0 é estar nas redes sociais, o que não é verdade. Se você quer ficar por dentro das inovações de marketing que precisam estar em seu radar, vamos te explicar tudo.

Omnichannel

Existe uma grande desvantagem nos processos online: o cliente acaba passando por várias etapas e, nesse caminho, muitas informações se perdem. Não é bem nossa culpa, mas o cliente pode se frustrar mesmo assim – afinal, também não é culpa dele.

Por isso, o conceito de omnichannel surgiu ajudar vendedores e prestadores de serviço a armazenar dados de forma mais eficiente, mesmo que o cliente passe por processos diversos até chegar a você.

Ou seja, é uma ferramenta que permite o uso de diversas plataformas e meios de fazer uma venda, mas garantindo que tudo esteja interligado. É um jeito mais fácil para o cliente e para você, pois reduz os ruídos de comunicação entre as partes.

Data-driven marketing

Do inglês, significa “marketing orientado por dados”. Não é segredo para ninguém que, hoje, o bem mais valioso de qualquer ser humano são suas informações pessoais. É claro que qualquer empresa deve usar essas informações de forma transparente e ética, mas, fazendo bom uso do seu banco de dados, é possível fazer um marketing muito mais eficiente.

Desse modo, você pode criar conteúdo personalizado para um público específico e direcionar esse material para as pessoas certas. Além de melhorar a experiência do usuário, você ainda otimiza os gastos com marketing.

Benchmarking

De forma simplificada, o benchmarking é um estudo detalhado da sua concorrência. A lógica não é copiar ninguém, mas aprender com a trajetória de quem percorreu o caminho que você quer percorrer.

Em geral, tudo isso é registrado em um relatório de benchmarking. O processo define uma metodologia de estudo para compilar as informações de forma lógica e útil.

Existem várias técnicas e objetivos específicos para essa pesquisa, então vale entender o que serve melhor para seu caso.

O que fazer para inovar na comunicação?

Essa tarefa não é fácil, e quem promete resultados milagrosos está mentindo. De qualquer forma, existem coisas que você precisa saber antes de se preparar para qualquer. Separamos algumas coisas que podem te ajudar:

A inovação começa por dentro

Você pode dominar todas as técnicas e conhecer o que há de mais novo no mundo do marketing; nada disso vai fazer diferença se a mudança não acontecer dentro de casa, na sua equipe e na forma de trabalho. Como você está pensando a comunicação? Sua mente também inovou, ou foi só seu discurso?

Entenda seu cliente

Isso parece óbvio, mas não custa repetir: entender seu cliente nunca foi tão importante quanto nessa fase de Marketing 5.0. Afinal, se a tecnologia agora está a dispor das pessoas, é preciso entender o que essas pessoas para encontrar a melhor tecnologia e o melhor uso para alcançá-las.

Pense no remarketing com carinho

O remarketing é uma estratégia que aborda novamente pessoas que já foram impactadas com seu conteúdo ou com sua marca em outro momento. Isso é muito importante para construir uma relação com o cliente e garantir que ele sempre lembre de você, mas nem todas as abordagens são boas.

Por isso, é importante ter em mente que o remarketing é um espaço muito propício para inovação: a primeira impressão pode ser a que fica, mas que tal surpreender na segunda? É uma ótima chance de provar que sua empresa tem muito a oferecer.

Conclusão

Fica evidente que o campo do marketing está passando por transformações significativas, exigindo inovações para se manter relevante na sociedade atual.

Embora a Inteligência Artificial seja frequentemente vista como a solução definitiva, é importante reconhecer que existem outras formas de inovaçãoem marketing além disso.

O fato é que o marketing está em constante evolução. Por isso, é necessário explorar diversas abordagens, utilizar tecnologias de forma estratégica e estar atento às mudanças nas necessidades e comportamentos dos clientes. Somente assim será possível alcançar o sucesso e garantir a relevância do marketing no cenário atual.

5 dicas para se inspirar em qualquer momento
Marketing sem redes sociais: tem como?