Como gerar leads de vendas de maneira consistente

Como gerar leads de vendas de maneira consistente

novembro 23, 2020

Manter o canal de vendas cheio é uma das maneiras mais fáceis de garantir um fluxo consistente de novos negócios.

No entanto, preencher esse canal com leads de qualidade pode se tornar uma tarefa impossível.

Vamos explorar como os diferentes leads de vendas podem ser classificados para que cada tipo receba a atenção necessária para você criar estratégias específicas para ele.

 Tipos de lead

Nem todos os leads de vendas são criados da mesma maneira. Dependendo de como são obtidos, os leads de vendas se tornam uma prioridade imediata ou são colocados para o fim da lista.

Confira a seguir alguns dos tipos mais comuns de leads de vendas:

  • Leads frios: são os contatos que você faz por meio de cold calling ou entrando em contato com pessoas com as quais não tem nenhum tipo de relação. Esse processo pode gerar algum interesse, mas vender para essas pessoas pode levar mais tempo, já que elas não conhecem você nem sua empresa. Requerem uma apresentação de vendas completa.
  • Leads quentes: são contatos que têm uma ideia sobre você, sua empresa e os tipos de serviços oferecidos. São muito mais valiosos porque, em geral, fechar uma venda é mais fácil quando o cliente em potencial conhece você.
  • Indicações: provavelmente, são seus leads de venda mais valiosos e valorizados. São as pessoas que foram indicadas para você por colegas ou outros clientes, muitas vezes por meio do boca-a-boca. Em geral, indicações são as vendas mais fáceis de fechar, pois há uma confiança inerente entre você e o cliente.
  • Repetição de negócios: algumas pessoas não consideram essa categoria como leads de vendas. Porém, dependendo do tempo entre as vendas, um cliente reincidente poderia ser classificado como um novo lead de vendas. Considere esse tipo de cliente como as frutas mais fáceis de colher no seu pomar, já que pode levar a uma venda rápida e fácil.

Como gerar leads

 Você pode gerar cada um dos tipos de leads acima de inúmeras maneiras, mas há obviamente alguns métodos mais eficazes.

  • Leads frios: enquanto os termos “cold calling” e “leads frios” continuam sendo amplamente utilizados, a prática do verdadeiro cold calling está caindo em desuso. Essa também é uma das maneiras mais demoradas de fechar uma venda. Se você é um pequeno empresário, é provável que tempo seja o que você menos tem. Por isso, tente estes métodos:

             – Ferramentas de automação e CRM;

             – Criação de e-mails com conteúdo relevante;

             – Crie sua própria lista de nomes e endereços de e-mail.

             – Faça pesquisas, participe de feiras e conferências ou crie uma newsletter.

  • Leads quentes: se usar um dos métodos acima, incluindo encontrar pessoas em uma feira ou enviar mala-direta, e um cliente potencial entrar em contato com você para obter mais informações, ele poderá ser considerado um lead quente. Também é possível acompanhar esses leads após a introdução inicial.

Outras maneiras de gerar leads quentes incluem:

  • Promover seminários ou workshops;
  • Investir em marketing de conteúdo; (veja mais sobre o que é clicando aqui)
  • Pedir indicações para parceiros;
  • E muito mais!

O relacionamento com esses leads será a peça-chave para que eles sejam convertidos e após essa conversão sigam escolhendo a sua marca e indicando para outras pessoas. Tenha uma comunicação adequada e personalizada com cada um.

Aqui na Studio Connecta nós construímos seu processo de vendas, dando suporte a sua equipe comercial focando na qualidade dos leads. Fale com a gente e podemos fazer com que seus resultados sejam positivos!

Fonte: Quickbooks
Identidade visual: Veja como construir uma para sua marca
Tendências do marketing para 2021