Você sabe o que é Gamification?

setembro 7, 2020

Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias para engajar seus colaboradores e consumidores.

Gamification, também conhecido como “ludificação”, pode ter diferentes formas e funciona através do acesso as emoções e motivações dos seus participantes. É uma estratégia que tem como pilar principal o uso de ações características de jogos para gerar engajamento e cativar a atenção do público.

Tem como objetivo facilitar a realização de tarefas por meio da motivação, aumentando a produtividade e a jornada de compra do cliente.

É uma excelente estratégia, devido ao fato de que atualmente a  fidelização do cliente, não depende apenas da qualidade e preço do serviço ou produto. Também está ligado com criar um relacionamento e engajamento entre marca e consumidores.

Quais os benefícios de ter uma estratégia de gamification?

Só por todos os fatores já apresentados percebemos o quão bom é para seu negócio ter uma estratégia voltada a esse método que pode ser implantado em seus conteúdos interativos.

Separamos alguns benefícios para que você perceba ainda mais!

A gamificação pode:

  • Fazer com que seu público tenha uma melhor experiência;
  • Ajudar o colaborador a focar em seus objetivos;
  • Aumentar a produtividade do time;
  • Expandir o potencial de alcance das empresas;
  • Facilitar a coleta de dados de novos leads;
  • Além de gerar engajamento, aumentar a motivação do púbico e muito mais!

Existe uma série de técnicas que a gamificação desenvolveu que são fundamentais para o funcionamento dessa estratégia, por exemplo, você deverá criar uma história com um bom conteúdo para atrair a atenção do seu público, como é um “jogo” o ideal é dividir em níveis, estabelecer tempo para realização das tarefas, apresentar um ranking de desempenho e no final entregar alguma recompensa para os participantes.

Promover a competitividade entre os usuários os deixa mais engajados em participar, o processo de cumprir objetivos para subir de level gera um sentimento de satisfação e reconhecimento no jogador, o que o estimula a continuar com a experiência.

Veja como algumas empresas introduziram essa estratégia:

  • O Starbucks desenvolveu um aplicativo para fidelização, onde os participantes recebem troféus, estrelas, pontos a cada ação desempenhada da forma certa;
  • A Gerdau aderiu a um programa de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual;
  • A Microsoft criou um sistema para seus colaboradores conseguirem encontrar falhas nas traduções em milhares de telas de centenas de línguas dos softwares da empresa.

São só alguns exemplos de grandes empresas que adotaram esse método e que o resultado foi totalmente positivo.

É uma estratégia divertida para sua empresa e seu público!

Conseguiu entender o que é gamification? Quer implementar essa estratégia em alguma de suas ações? Fale com a gente!

Fonte: MindMiners