Quatro coisas que você precisa fazer para lançar seu site

março 25, 2020

Estabelecer uma presença sólida na Web é essencial para qualquer empresa em expansão.

Com tantas e diferentes plataformas disponíveis, não há razões para você não ter seu próprio espaço na Internet. Há muitas chances de errar quando se está desenvolvendo um novo site, por isso, vale a pena garantir que você fez tudo certo. Confira a seguir quatro prioridades na sua lista de tarefas a serem realizadas antes de publicar o site do seu negócio.

  1. Mapeie sua estratégia de conteúdo

Para direcionar o tráfego para um novo site, você precisa preenchê-lo com conteúdo de alta qualidade. Se você estiver somente publicando páginas de produto ou postagens de blog sem prestar muita atenção à elaboração de conteúdo focado no seu público, provavelmente não vai obter muitos acessos. Identificar seu público-alvo torna muito mais fácil encontrar uma estratégia de conteúdo viável e garante que as informações que você está colocando no site têm o máximo de relevância. Por exemplo, guias, tutoriais e postagens em forma de lista mostram aos seus leitores que você é alguém que resolve problemas, e não um vendedor importuno.

Após conseguir fisgar a atenção do seu público-alvo – seu cliente ideal –, o próximo passo é aperfeiçoar sua presença on-line. Sem dúvidas, você quer mostrar que sabe do que está falando, mas usar um linguajar difícil ou técnico pode afastar os clientes. Em geral, a melhor opção é uma abordagem de conversação, e manter a consistência é essencial. Mantenha o mesmo tom em todas as postagens, tanto se você as escrever quanto se terceirizar essa tarefa. Usar infográficos, podcasts ou postagens de vídeo de vez em quando é uma boa maneira de deixar o conteúdo sempre atraente.

  1. Aperfeiçoe o SEO

Se você não sabe o que é SEO (ou otimização de mecanismos de busca), vamos a uma aula rápida: em termos simples, isso significa otimizar seu site usando palavras-chave para que ele seja facilmente indexado e bem-classificado por vários mecanismos de busca na Web. Quando clientes potenciais estão procurando por uma palavra ou frase específica on-line, a chance de seu site aparecer nos primeiros resultados é muito maior se essas mesmas palavras já estiverem incorporadas no seu conteúdo. Se não tiver certeza do que as pessoas estão procurando, o Planejador de palavras-chave do Google Adwords pode fornecer algumas informações sobre quais palavras-chave estão recebendo mais atenção.

Recomenda-se distribuir as palavras-chave estrategicamente por todo o site para maximizar o potencial de maior visibilidade. Inclua-as em todos os títulos de página e na descrição meta, bem como no URL da página. Se incluir imagens nas postagens do seu blog, elas também devem ter tags apropriadas. Incorpore as palavras-chave nas postagens e em todas as páginas de conteúdo no site. Por fim, tente não usá-las em excesso. Repetir a mesma ou um grupo de palavras (conhecido como “sobrecarregamento de palavras-chave”) pode ter o efeito oposto se fizer com que um mecanismo de busca identifique seu site como spam.

  1. Gere um buzz inicial

Mídia social é uma das ferramentas mais eficientes para expandir sua base de clientes. Usar esses sites é uma ótima maneira de começar a criar publicidade antes de lançar seu novo site. Se você ainda não criou perfis para seu negócio no Twitter, Facebook, Pinterest, LinkedIn ou Instagram, está ignorando alguns recursos extremamente valiosos. Mesmo que você ainda não esteja ativamente fazendo marketing por meio dessas plataformas, recomenda-se criar uma presença nelas para que os clientes que as frequentam tenham a maior quantidade possível de oportunidades para interagir com a sua marca.

Se você já é um especialista em mídias sociais, aproveite toda e qualquer oportunidade para divulgar seu novo site. Por exemplo, se estiver usando o Facebook para se conectar com os clientes, você pode criar um evento para notificá-los quando o site será publicado. Uma simples postagem no Twitter avisando seus seguidores que grandes novidades estão por vir atrai o interesse deles e faz com que fiquem mais atentos a atualizações futuras.

  1. Resolva os bugs

Seu site pode ter um design excelente e um conteúdo incrível, mas tudo isso será inútil se ele não tiver a funcionalidade básica. Uma das coisas mais importantes a serem feitas antes de publicar o site é realizar uma verificação de bugs minuciosa para garantir que tudo está funcionando corretamente. Isso inclui testar seus URLs, garantir que as páginas estão sendo redirecionadas para o local correto, verificar se as imagens estão carregando corretamente e testar o RSS feed.

Se o site inclui formulários de contatos ou assinatura, verifique também se os dados estão sendo transmitidos corretamente e se as mensagens de resposta automática estão sendo enviadas. Confira se os botões das mídias sociais estão configurados corretamente, assim como todos os links internos e externos incorporados nas suas postagens do blog ou páginas de conteúdo. Por último, visualize o site em navegadores diferentes para ver se são compatíveis e se o design funciona em dispositivos móveis.

Fonte: QuickBooks

Se não sabe por onde começar ou não domina todas as ferramentas, a Studio Connecta está aqui para te ajudar. Fale conosco!

25 de março de 2020Criatividade, Web Design146