Para as pessoas conhecerem a essência do seu negócio, é preciso que isso seja transmitido, também, na sua comunicação visual.
Identidade visual, assim como o posicionamento da marca, também está dentro da estratégia de branding, é a combinação de elementos visuais que representam um nome, produto, serviço ou empresa. As cores, tipografias, elementos e slogan, possuem o papel de fixar na mente do público qual é a identidade da marca.
O aspecto visual vai além da beleza, ele gera o sentimento de lembrança nas pessoas, traz o senso de organização, entendimento e fácil identificação da proposta daquele negócio.
Apresentaremos alguns pontos essenciais para a construção dessa identidade e que são relevantes para o processo de branding como um todo. Veja:
- Ter um nome e logotipo da empresa
Esse é o primeiro passo para construção de qualquer marca. O logotipo será a base para muitos outros elementos que ajudarão a dar consistência para a comunicação e que compõe a identidade visual. Veja mais sobre em nosso artigo: A importância do logotipo de uma empresa.
- Definir as palavras/conceitos que traduzem o seu negócio
Nesse passo é necessário entender o valor que sua empresa quer passar para o público, saber quais sentimentos que você gostaria de transmitir para sua audiência e pensar nas palavras que combinam com sua marca, por exemplo, inovação, tecnologia, modernidade, criatividade, etc.
- Cores
Cada cor passa uma ideia e desperta um sentimento, e você precisa estar atento para não passar a mensagem errada, por isso sua paleta de cores precisa estar relacionada ao que você deseja transmitir e ser escolhida de acordo com os atributos da sua marca.
- Ícones, elementos, símbolos e ilustrações
Além do logotipo, existem outros itens que dão suporte a comunicação visual da marca. O importante é criar esses elementos que vão te ajudar a ter uma identidade ainda mais harmônica.
- Tipografia
Assim como as cores, são detalhes fundamentais para passar uma mensagem. Geralmente, marcas possuem fontes primárias e secundárias. As primárias são as tipografias escolhidas para os logotipos, e ficam mais conhecidas, já as secundárias são as usadas em outras comunicações como para as postagens em redes sociais e campanhas de marketing.
- Slogan
As palavras também possuem poder e por isso que devem ser usadas nas marcas para que ela não se apoie apenas nos elementos visuais. Slogans geralmente são escolhidos para apoiarem a comunicação em momentos que apenas o seu logotipo não é suficiente. A maioria fica associado a empresas por muito tempo. Outros, mudam durante o tempo para se adequar ao posicionamento da marca de modo estratégico para o momento pelo qual a empresa está passando.
- Tom de voz
A voz da marca é a forma de como conversar com sua persona mantendo uma boa comunicação/conexão e falando na linguagem que ela entenderá perfeitamente, é importante para que seus objetivos, visão e missão sejam claros.
Após ver todos esses detalhes que são fundamentais, faça uma análise e responda: como está a identidade visual da sua empresa? Tem todos esses pontos citados bem definidos e sendo usados com constância?
Lembre-se consistência é uma das partes mais difíceis de se gerir uma marca, mas traz muitos resultados! Podemos fazer isso para você! Fale com a gente!