5 dicas para se inspirar em qualquer momento
Só quem trabalha com criatividade sabe como é desesperador precisar entregar o projeto em pouco tempo e, justo nessa hora, ela não aparece: a bendita criatividade.
Desse modo, se você é profissional que não pode esperar o tempo das boas ideias aparecerem, vamos te ensinar formas de ir até elas; ou seja, conseguir uma boa dose de criatividade em qualquer momento, mesmo que você não esteja se sentindo particularmente inspirado.
1. Sua memória não é sua amiga
Mesmo que você se lembre muito bem das suas obrigações ou de diversas referências para seu trabalho, o fato é que isso pode falhar a qualquer momento. Afinal, esquecer coisas é normal.
Além disso, por mais que você não perceba nesse momento, pode ser muito cansativo forçar nosso cérebro a se lembrar de tudo, em especial quando temos muito a fazer. Em outras palavras, não tenha vergonha de anotar tudo!
Um bom criativo tem um caderninho como seu melhor amigo. Se puder escrever no papel, é melhor ainda. Assim, você “limpa sua cabeça” para criar novas ideias sem medo de perder as anteriores. Não deixe que aqueles insights inteligentes se percam! Essa é a melhor forma de revisitar ideias e repensar o mesmo assunto em outros momentos.
2. Aprenda a relacionar ideias
Associações são o pilar da criatividade. A questão é que as pessoas estão acostumadas a fazer sempre as mesmas associações e, é claro, isso gera respostas muito parecidas. Para um criativo, isso é muito frustrante.
O segredo é que, assim como qualquer habilidade, a criatividade pode e deve ser exercitada. Desse modo, é importante estar constantemente fazendo novas associações para chegar a respostas novas.
Uma forma simples de fazer isso é com uma clássica associação de palavras. Por exemplo, “marketing me lembra vendas, que me lembra crescimento, que me lembra criança, que me lembra brinquedos, que me lembra…”.
Parece um exercício bobo, mas perceba que “marketing” te levou a pensar em brinquedos. Quem pensaria em se basear em brinquedos para idealizar uma campanha de uma agência de comunicação? Alguém que fez novas associações, com certeza. Se preferir, tente fazer essa dinâmica em equipe!
3. Busque novas perspectivas
Relacionar ideias nada mais é do que ver coisas sobre diferentes perspectivas, certo? Isso você já entendeu, mas até essa dinâmica tem um pequeno problema: ela é limitada ao seu repertório e poder de associação.
Assim, se você não tem muitas experiências em sua vida, terá mais dificuldade de relacionar itens e menos formas de associar. Por isso, nada é mais importante para um criativo do que entrar em contato com coisas novas o tempo todo.
Isso pode ser feito de forma simples, como mudando o caminho que você usa para ir até o trabalho. Preste atenção nas coisas novas e seja consciente dessa nova vivência (e mantenha o caderninho por perto, para registrar os novos insights!).
Se você preferir, pode se matricular em um curso novo e completamente improvável, ler um livro de um gênero que você não conhece, assistir uma série que você escolheu aleatoriamente no catálogo sem ler a sinopse. São infinitas possibilidades!
4. Aprecie os momentos de solidão
Sim, ter vida social é extremamente importante para qualquer criativo, mas nenhum esforço será efetivo se você não tiver muito tempo sozinho. Esse período é importante não apenas para desenvolver suas habilidades e descansar a cabeça, mas também para se reconectar.
Ao beber de várias fontes de saberes e experiências, pode ser que você se sinta um pouco “indigesto”. Por isso, tomar um tempo para realocar as novidades e definir muito bem o que são seus pensamentos e pilares é muito importante para não perder sua originalidade.
5. Relaxe e divirta-se!
É isso mesmo. Se você quiser produzir mais, esteja disposto a fazer pausas maiores. Criatividade é um exercício mentalmente exaustivo e até bastante parecido com a musculação, por exemplo: se você tentar levantar pesos por horas e não respeitar os limites do seu corpo, acabará apenas se machucando e atrasando seus resultados.
Durante o dia de trabalho, não se esqueça de reservar pausas de tempos em tempos para mudar o foco do seu cérebro. Os espaços de descompressão são ótimos para isso! Aliás, mais do que relaxar e descansar a cabeça, não deixe de se divertir, inclusive enquanto cria.
“A criatividade é a inteligência se divertindo” – Albert Einstein
Por que a criatividade às vezes não vem?
Essa pergunta é muito comum em momentos de frustração, mas não é a pergunta certa. Afinal, como você pôde perceber no decorrer deste artigo, a criatividade não “surge do nada” e nem “tem seus preferidos”. A verdade é uma só: criatividade precisa ser praticada.
Ou seja, se você sente que sua criatividade não “surge” tão naturalmente quanto deveria, é por que você deveria treinar mais. Tente as dicas que te ensinamos aqui e depois nos diga se isso não fez toda a diferença!