Podcast é uma boa estratégia de marca?
Hoje em dia, praticamente todo mundo pensa em começar um podcast. Isso pode ser uma ótima ideia, mas é preciso pensar numa boa estratégia para fazer um conteúdo que faça sentido para seu público e sua marca.
Não precisa se preocupar, a gente te ajuda a entender como essa ferramenta funciona e quais as melhores formas de usar o podcast do jeito mais inteligente possível. Vamos nessa?
Afinal, por que investir em um podcast?
Vamos do começo: se você está pensando se vale ou não a pena ter um podcast, também é importante entender como essa mídia pode ser boa para as empresas. Confira só alguns benefícios que selecionamos para te ajudar a entender como o podcast pode te ajudar:
Melhor para manter a constância (sua e do seu público)
Uma das coisas que mais desanima os criadores de conteúdo é saber que seu público não é frequente e/ou não engaja muito. Felizmente, esse problema quase não existe no mundo dos podcasts!
Isso acontece porque, em geral, os ouvintes de podcast costumam ser um público super fiel e constante. Assim, essa ferramenta ajuda as pessoas a estarem sempre consumindo seu conteúdo e tendo contato com sua marca, além de contribuir para uma motivação extra de quem produz esses materiais.
Humanização e interação
Os podcasts são muito vivos. Com eles, podemos ouvir quem admiramos, ler comentários dos ouvintes em tempo real e dar uma grande sensação de proximidade. É por isso que essa ferramenta é tão boa para quem quer humanizar a própria marca.
Além de ajudar a atrair ouvintes, isso também explica um pouco o ponto acima (sobre a constância e fidelidade do público). Esse tipo de ferramenta ajuda o público a entender que a marca não está apenas preocupada em vender um produto, mas também quer se modernizar e estar sempre perto das pessoas.
Criando autoridade na prática
O podcast é uma das melhores formas de mostrar ao seu público que você domina determinados assuntos ou está em constante contato com aqueles que dominam. Ao falar sobre coisas da sua área, seus ouvintes saberão que você é bom no que faz e vão te ter como referência.
O melhor de tudo é que isso pode ocorrer de várias formas: pode ser uma entrevista com uma personalidade relevante, um debate entre personalidades com opiniões divergentes, uma roda de conversa coordenada com alguém do seu time, um bate-papo informal… o limite é a sua imaginação.
Público crescendo
Uma pesquisa feita pela Globo mostrou que 57% dos brasileiros começou a ouvir podcast na pandemia, e a maioria não abandonou esse hábito. Afinal, é a mídia mais fácil de consumir quando estamos no trânsito ou fazendo coisas do dia a dia.
Em especial entre as novas gerações, essa forma de consumir conteúdo e interagir com as marcas está vindo com tudo. A tendência é que esses números só aumentem, e ainda dá tempo de surfar nessa onda!
Qual é a comunicação da sua marca?
Antes de escolher as ferramentas e estratégias, é preciso entender como sua marca se comunica e quais mensagens ela quer passar. Por exemplo, se sua empresa é mais tradicional e tem um público mais “conversador”, avesso a essas ferramentas modernas, será que o podcast faz sentido para seu caso?
Além disso, mesmo que o podcast seja uma alternativa interessante para seus objetivos, vale a pena pensar com calma em quais temas abordar e quem chamar para participar. Na dúvida, você pode fazer uma pesquisa com seu público para entender que tipo de conteúdo eles querem ouvir!
Não é que existam escolhas certas ou erradas, pois você pode fazer o que achar melhor para seu negócio, mas não deixe de pensar no que realmente vale seu tempo e o da sua equipe, ok?
Conclusão – Podcast é uma boa estratégia de marca para mim?
A essa altura, já deu para entender que isso depende! O podcast é uma ferramenta moderna, versátil e bem estratégica, capaz de se adaptar a quase qualquer negócio. Ele, por si só, é uma boa estratégia de marca e pode se adaptar aos seus objetivos sem problema. A questão é: o seu negócio está pronto ou disposto a fazer essa mudança?
Lembre-se, mais uma vez, de que não existe resposta certa para isso! Existem várias boas estratégias que você pode seguir e, se não quiser ter um podcast, tudo bem. Porém, se você só precisa de um empurrãozinho amigo para fazer esse sonho acontecer, vem #DarMatch com a gente!