Inovar não é uma tarefa fácil, mas, mesmo assim, as maiores empresas do mercado estão constantemente se desafiando a melhorar cada vez mais. Por que isso acontece?
Pense no mercado como um grande trem: as empresas que inovam são as locomotivas, os primeiros vagões. Elas movimentam o mercado, ditam tendências e ganham mais destaque. O resto, as marcas que apenas seguem, não conseguem oferecer as mesmas coisas.
Não pense que é preciso ser uma empresa gigante para inovar! Pelo contrário, as novas ideias vindas de empresas de médio e pequeno porte são muito bem vindas e têm seu espaço, inclusive na era digital.
Por que ser uma empresa inovadora?
Como dissemos acima, inovar é a chave para se destacar e crescer ainda mais. Porém, se você não tem certeza se isso é para seu negócio, tenha em mente que uma pesquisa do IBGE de 2020 mostrou que apenas 33,6% das empresas do país são inovadoras, e o número vem caindo ao longo dos anos. Ou seja, ainda há muito espaço para inovar aqui!
Mais lucro
Investidores estão sempre procurando propostas ousadas para investir, e as pessoas também querem consumir coisas novas. Por isso, se você tem um projeto de inovação, pode atrair mais dinheiro para sua empresa através de dois caminhos: vendas e investimentos.
Antecipe-se aos problemas
Já ouviu falar que problemas modernos exigem soluções modernas? Quando você faz um mapeamento inteligente e entende como e onde inovar, também consegue antecipar problemas e trazer respostas antes que outras empresas sequer tenham pensado em fazer a pergunta!
Prever problemas mostra que você é o mais preparado e aumenta a confiança que o mercado terá na sua empresa, gerando mais credibilidade.
Em outras palavras, isso significa mais agilidade: quando novas situações difíceis chegam, você consegue reagir muito mais rápido. Um exemplo disso foi a criação da vacina da Covid-19: os cientistas se prepararam para a possibilidade de uma pandemia há muitos anos e, quando isso infelizmente aconteceu, eles já tinham boa parte da vacina pronta para produzir a solução em tempo recorde.
Como pensar fora da caixa e ser uma das empresas que inovam?
Infelizmente, querer ser diferente não é o bastante para se destacar como uma empresa inovadora. A boa notícia é que tem algumas coisas que a Studio Connecta faz para estar sempre ligada nas novidades, e você também pode fazer em seu negócio:
Estratégia focada em inovação
A maioria das empresas já sabe que é necessário fazer um planejamento estratégico, mas pensar “o que vamos fazer? Como vamos fazer?” não é suficiente. Se você não pensar ativamente em como pode fazer melhor, de um jeito que nunca fez, então será mais difícil entrar algo novo de verdade.
Note que, para isso, você não precisa necessariamente pensar em fazer diferente dos outros. Isso é importante, claro, mas que tal começar fazendo diferente do que você mesmo faz? Se sua empresa superar a si mesma e inovar em sua própria proposta, já estará dando um passo enorme!
Expanda suas opções
Nada surge do nada, nem mesmo as ideias. Pode parecer óbvio, mas você precisa se abrir às novas possibilidades para inovar. Isso começa com o simples, como entender o que seus concorrentes fazem a para onde as tendências de seu mercado apontam, até conhecer mais sobre o avanço da tecnologia e da sociedade em geral.
Uma boa forma de expandir suas possibilidades é ter um leque diverso de profissionais, com diferentes vivências e formações que possam agregar o time de forma que você talvez não esperasse. Teste o novo!
Nunca deixe de aprender
Isso tem alguma ligação com a ideia de expandir opções, mas aprender coisas novas têm uma particularidade por ser algo que se exige com muita frequência no mercado de trabalho.
Isso nem sempre quer dizer fazer cursos de aprimoramento o tempo todo. O aprendizado vem de vários lugares, e todo aprendizado é válido. Além disso, é importante criar correlação entre os novos conhecimentos para entender como usar o que a equipe sabe para inovar.
Uma alternativa inteligente para isso é fazer encontros periódicos com seu time. Pode ser numa dinâmica parecida com brainstorm, mas com o objetivo de enxergar as possibilidades nas ferramentas (saberes, informações, caixa disponível) que se tem.
Conclusão: a inovação empresarial começa pelo mundo digital
Estamos na era da tecnologia, então toda inovação que começar pela internet vai viajar mais rápido e mais longe! Assim, entendemos que não basta inovar: também é preciso saber comunicar a inovação.
Se quiser uma mãozinha para te ajudar elevar sua inovação para todos os cantos, conte com a Studio Connecta. Aqui, suas ideias importam e estamos prontos para te connectar com o mundo!