Marketing sem redes sociais: tem como?

Marketing sem redes sociais: tem como?

junho 6, 2023

Você pensa em fazer marketing na internet, mas não gosta de divulgar nas redes sociais? Separamos algumas dicas para você

Se você não curte usar redes sociais para divulgar seu trabalho, saiba que não está sozinho. Felizmente, existem boas alternativas para quem quer fugir do marketing em redes sociais e encontrar novas formas de encontrar clientes. Vem com a gente conhecer as possibilidades!

Marketing Offline

A solução mais óbvia é sair da internet. pode parecer que as alternativas além das redes sociais simplesmente morreram, mas existe um vasto território de marketing offline para ser explorado.

Programa de fidelidade

Um programa de fidelidade pode começar como algo simples. Você já comprou uma pizza que, na embalagem, veio com selo prometendo uma pizza grátis para quem juntasse uma determinada quantidade daqueles selos? Então, você já entendeu como esses programas funcionam.

O melhor de tudo é que existem várias formas de fidelizar seus clientes, você só precisa escolher o que faz mais sentido para o seu negócio. Sistemas de pontos, selos cumulativos para trocar por produtos, tempo de contrato… enfim, o céu é o limite!

Feiras e eventos

Com ou sem mídias, você precisa se fazer presente onde mais importa para seu ramo. Participar de feiras e eventos é uma ótima maneira de se destacar entre possíveis consumidores e estreitar os laços com antigos clientes.

Propagandas em revistas de nicho

Se você acha que revistas e outras mídias mais “tradicionais” já caíram em desuso, está enganado! Os melhores profissionais ainda ficam de olho nesses portais confiáveis para saber as novidades sobre sua área, o que é especialmente útil se você tem um negócio B2B.

Marketing de guerrilha

Chamamos assim aquele marketing pouco convencional, que aparece em um lugar ou de uma maneira tão inusitada que não temos escolha senão perceber e ficar com aquilo na cabeça por um tempo.

Você já deve ter visto aquela foto famosa em que as faixas de pedestre foram pintadas de amarelo para simular as batatas fritas do MC Donald’s. Esse é um exemplo clássico de marketing de guerrilha, e prova sua eficiência por si só: as pessoas ainda se lembram disso até hoje.

Marketing online (sem redes sociais, é claro)

Marketing na internet não quer dizer que você precisa ceder às redes sociais! Com um planejamento voltado para outros formatos, é de se esperar que você se saia muito bem em outras formas de divulgação.

Contudo, antes de te dar as dicas de marketing online, é importante enfatizar um detalhe: você já deve ter visto esses formatos serem anunciados à exaustão nas redes sociais, mas isso não quer dizer que foram feitos para as redes sociais, ou dentro delas. Ou seja, não dependem das mídias sociais para existir.

Podcasts

Esse formato de mídia é bem semelhante aos antigos programas de rádio e, normalmente, são postados no YouTube e/ou no Spotify. É uma ótima forma de criar conteúdo de qualidade e relevante para seu público, especialmente se você tiver convidados interessantes para seu nicho.

Cursos online e/ou tutoriais

Se você é bom em algo, nunca faça isso de graça – especialmente se for ensinar! Os cursos online são ajudam um negócio a se vender indiretamenteatravés da construção de autoridade. Muitas empresas dão mais ênfase nisso que em mídias sociais e estão tendo bons resultados.

Porém, se sua ideia é fazer uma “amostrinha” do seu trabalho, pode considerar fazer alguns tutoriais de fácil acesso para aumentar a autoridade da sua marca.

E-mail marketing

Se você já tem uma base de leads bem estruturada, pode pensar em usar o e-mail marketing para se comunicar com eles. Dessa forma, seus clientes ficam sabendo novidades sobre suas marcas e informações que podem ser relevantes a eles.

Influenciadores

Se você não quer usar redes sociais, uma boa alternativa é encontrar influenciadores que levem o nome da sua marca para lá sem que você tenha que fazer esse esforço diretamente.

Agências de comunicação e marketing digital

Por fim, se você não quer se preocupar com as redes sociais e com nenhuma estratégia de divulgação, pode recorrer a uma agência especializada!

Por exemplo, a Studio Connecta é uma agência de comunicação especializada em melhorar seu contato com seu público, e estamos preparados para te oferecer um planejamento personalizado!

Conclusão

Hoje em dia, é sim ideal estar ativo nas redes sociais e garantir que sua presença por lá seja marcante. Contudo, isso não quer dizer que essa seja a única opção ou você precisa fazer tudo sozinho.

Existem diversas possibilidades para fazer um bom planejamento de marketing, inclusive fora da internet; é só procurar quem entende do assunto! Falando nisso, já marcou seu bate-papo com a gente?

Inovações em Marketing para ir além da IA
#CasaCor SP - Estratégias de marketing de marcas e arquitetos ao participarem de eventos.