Encontrar o influencer certo para suas estratégias de marketing pode ser difícil, mas não para nós!
Talvez você nunca tenha ouvido falar em marketing de influência, mas com certeza já se deparou com a famosa ideia de fazer #publi com blogueiras, influencers e celebridades.
Não entenda mal, isso pode dar muito certo! O grande desafio é que muitas pessoas se empolgam com números e tomam decisões precipitadas. O resultado não podia ser outro: um dinheiro investido de forma errada em uma campanha que não funcionou para você.
A boa notícia é que não há o que temer! Aqui você vai entender o que precisa saber para pensar na estratégia de marketing certa para encontrar os influenciadores ideais para sua marca. Vamos lá?!
O que é marketing de influência?
Como o próprio nome já diz, essa estratégia de marketing se baseia em usar a influência (ou seja, a autoridade) de alguma pessoa para promover sua marca ou produto.
Sua lógica se deve ao fato de que muitas pessoas acompanham esses influenciadores e acabam tendo sua decisão de compra profundamente afetada pelas propagandas deles. Em outros casos, as pessoas podem descobrir marcas que nem conheciam.
Por que marketing de influência? Existem vários bons motivos para você considerar esse tipo de investimento. Veja:
Publicidade personalizada e humanizada
Um dos maiores benefícios dessa estratégia, é claro, é ter alguém que seja “a cara da sua marca” (pelo menos por um tempo). Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais se identificando e priorizando publicidades assim, em especial as gerações mais novas.
Quanto mais convincente e real for sua propaganda, mais as pessoas vão gostar e consumir o conteúdo. Tenha em mente que, se o público perceber que o influenciador nem usou o produto de verdade, ou está fazendo um trabalho genérico apenas para postar logo, os resultados serão negativos. Por isso, estude bem o influencer antes de tomar sua decisão.
Melhorar o engajamento
Uma coisa leva à outra: uma publicidade bem feita e humanizada faz com que as pessoas tenham mais vontade de interagir. Faça o teste: entre na conta de uma marca que você admira ou tem como referência, observe as interações em posts comuns e naqueles posts que foram uma collab com influencer.
Valores acessíveis
Existem muitos bons influencers que fazem #publis por valores interessante ou, também, aceitam permutar produtos e serviços. Acaba sendo um investimento de certa forma mais baixo, considerando-se a grande chance do retorno financeiro.
Credibilidade terceirizada
Quando um influencer anuncia sua marca, ele “transfere” sua credibilidade para ela de forma natural. O pensamento que isso gera ao público é algo como: “eu gosto e confio em fulano. Se ele disse que tal produto é bom, então deve ser verdade”.
É claro que, para isso dar certo, você precisa de um influencer que realmente tenha uma boa relação de confiança com seu público. Lembre-se de que, se essa relação estiver abalada, a “desconfiança” do público passará para sua marca.
O que dizem as pesquisas?
O HypeAuditor, plataforma especializada em marketing de influência, divulgou uma pesquisa recente que mostrava que os nano e microinfluenciadores são os mais numerosos e mais expressivos.
Tanto é verdade que, em pesquisa divulgada pela Linquia, 77% dos profissionais de marketing preferem trabalhar com esses influenciadores pequenos. Além disso, esses profissionais perceberam que a qualidade dos clientes conquistados por essa via costumam ser melhores.
Dito tudo isso, percebemos que a realidade sobre o marketing de influência é um pouco diferente do que as pessoas pensam: afinal, muita gente pensa que isso não traz resultados, ou acha que só vale a pena se for com os influenciadores mais famosos.
Como saber se um influenciador é o certo para mim?
Como deu para perceber, o grande erro na hora de escolher seu influenciador ideal é se basear apenas em números de seguidores. Quase sempre, esses números nada mais são que métricas de ego (não mostram nenhum resultado real, mas fazem o dono da conta se sentir bem).
Um pequeno influencer pode ter bastante engajamento, porque, como dissemos, o público gosta desse conteúdo próximo e humanizado. No fim, mais engajamento significa mais visibilidade para sua marca!
É preciso entender com quem ele fala. Mesmo que você o “contrate para postar na página da sua marca, o influencer só terá o poder” de influenciar as pessoas que já o conhecem.
De certo modo, isso quer dizer que não adianta contratar a melhor #publi do mundo se o público do influencer não tem interesse em sua marca.
Por sorte, podemos nos valer dessa “pequeneza” dos influenciadores. Afinal, eles são pequenos porque são nichados, ou seja, atraem um público seleto e fiel de pessoas que querem vê-lo falar sobre determinado assim. Assim, você precisa escolher um influencer com base no público que ele atrai.
Se sua marca, por exemplo, quer fazer o lançamento de um novo produto de limpeza, faz mais sentindo encontrar um influenciador que dá dicas sobre casa do que um influenciador que fala sobre maquiagem, concorda? Essa é a lógica.
Outro fator importante é avaliar as métricas do influenciador desejado. Isso normalmente já vem especificado (e atualizado) no mídia kit do profissional, então não deixe de estudá-lo com calma. Lá, você também deve encontrar informações sobre o público alcançado.
Conclusão:
Encontrar influencers é uma boa estratégia de marketing?
Sim! Como explicamos no artigo, é preciso escolher correta e cuidadosamente suas parcerias de publicidade, mas, se você souber o que está fazendo, provavelmente terá ótimos resultados.
Não sabe como fazer isso ou por onde começar? Não tem problema, é só dar #Match com a gente!