Marketing não é só fazer post no Instagram! Veja como engajar seus colaboradores para promover sua marca de dentro para fora.
Ok, você provavelmente já sabe que fazer um marketing sério e robusto não é só postar nas redes sociais ou criar uma régua de comunicação, mas falar e fazer são coisas muito diferentes. Afinal, como se comunicar de forma efetiva?
Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar e explicar tudo!
Marketing de Incentivo e Marketing de Relacionamento: como funciona?
Os dois são parecidos, mas não iguais. O marketing de relacionamento, como o nome sugere, é voltado para a criação de uma relação com seu clientes.
Entretanto, essa estratégia não converte vendas diretamente e pode demandar um pouco de tempo para mostrar resultados nas contas. Afinal, seu objetivo não é criar clientes, mas sim inspirar promotores da sua marca.
O Marketing de Incentivo, por sua vez, é uma forma, por exemplo, de cuidar e apoiar cliente e também colaboradores.
Em geral, os incentivos costumam ser premiações, viagens personalizadas, bonificações, confraternizações e muito mais. Se for algo interessante, todas as tentativas valem a pena.
Desde que a Associação de Marketing Promocional (AMPRO) mostrou que, em 96% das empresas que fazem algum tipo de Marketing de Incentivo, esse fator colaborou para uma melhora expressiva do desempenho dos funcionários.
Note que, no fim as contas, essas duas estratégias de marketing só são implementadas com sucesso se sua empresa já tem (ou está disposta a desenvolver) uma cultura mais humana, focando em um contato mais próximo com os clientes e os funcionários.
Por que Marketing de Incentivo?
Hoje em dia, embora existam muitos profissionais qualificados no mercado, também temos cada vez mais empresas disputando pelas melhoras contas (clientes). Por isso, oferecer um bom salários aos colaboradores e ótimos produtos ou até mesmo preços competitivos aos clientes, não é mais o suficiente e, para impedir evasões, é comum optar pelos incentivos.
Além disso, você mantém a marca engajada, o serviço tende a ser melhor e mais produtivo. O clima da empresa também fica muito mais vivo, divertido e acolhedor, então todo mundo sai ganhando!
Por que Marketing de Relacionamento?
Ao se relacionar propriamente com seu cliente, é mais fácil fidelizar esse público e conseguir a tão sonhada “divulgação orgânica”: se os clientes gostarem de sua marca e da experiência com ela, provavelmente vão recomendar para pessoas conhecidas.
Lembre-se de que, quanto mais visível e conhecida sua a marca estiver, mais preciso e assertivo será seu funil de vendas.
Por fim, embora não seja focado diretamente em vendas (como já dissemos), essa estratégia de marketing acaba se convertendo em venda após algum tempo de investimento.
E qual estratégia eu devo usar?
Por que não as duas?! O Marketing de Relacionamento e o Marketing de Incentivo pode andar lado a lado e, muitas vezes, se complementam.
Por exemplo, pense que você pode sortear viagens para os clientes que mais comprarem em sua loja em determinado período de tempo, ou dar cupons de desconto para aqueles que forem mais ativos em suas redes sociais. Viu como tudo de alguma forma se connecta?
Curtiu? Então #DeuMacth!
Talvez você tenha pensado “é disso que preciso na minha empresa” enquanto lia este artigo. Se foi seu caso, então você acaba de dar Match com a Studio Connecta!
Conte com um time especializado em comunicação para transformar sua marca para sempre. Para começar, que tal marcar uma reunião online conosco?